sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

novo ano, novo planeta

2009 já lá vai.
O ano mudou, mas os problemas mantêm-se.
Um dos grandes marcos do último ano foi, sem dúvida, os problemas ambientais.
Os desastres naturais acentuaram-se e foi a espécie humana quem mais sofreu com isto.
É certo que o Homem foi, durante o ano, acordando para o grave problema que está a surgir à nossa volta, na Natueza, no nosso Planeta Terra.
2009 foi igualmente marcado pela tentativa de se resolver todos estes problemas e diminuir as causas que, desde sempre, provocaram estes graves problemas.
Depois de assinado o Protcolo de Quioto, há uns anos atrás, as emissões de gases poluentes para a atmosfera deviam de ter sido reduzidos e, consequentemente, também a poluição e o efeito de estufa diminuiriam. No entanto, dados de 2009, provam de as emissões quase que duplicaram (cerca de 44%). Veio então a Cimeira de Copenhaga. Mais uma vez o mundo parou e centrou-se na tentativa de minimizar o grande problema que nos afecta à escala mundial. Sem dúvida, as grandes potenciais mundais deviam de ter dado o exemplo e mostrado que são grandes para poluir, mas também são grandes para inverter os problemas. Se são capazes de criar armas para ganhar a Segunda Guerra Mundail, porque razão os EUA, por exemplo, não são capazes de:
1º Cumprir à risca o que assinaram no protocolo de Quioto.
2º Promover uma diminuição dos gases, ainda mais do que o previsto no protocolo.
Apesar de eu já estar a espera que a Cimeira de Copenhaga fosse, como tantas outras, um despredício de milhões de euros (que podiam ter sido gastos em alternativas energéticas às que produzem gases poluidores) e um despredício de tempo.. Ainda tive a, pequena, esperança de que algo se resolvesse!
O nosso país, Portugal, pode ser, no entanto, um grande exemplo deste 2009 (que já lá vai). Aproveitámos os nossos recursos naturais para ficarmos um bocadinho menos dependentes do petróleo. Apesar da dependencia ter descido muito pouco, fomos inteligentes ao pouco de não pensarmos só no discurso diplomático para fazermos nas cimeiras (e assim causar boa impressão). Causámos boa impressão de uma forma positiva e, no fundo, pratica.
O problema é este, o Homem gosta do bem-estar, das coisas boas que a tecnologia oferece, mas nunca pensou no mal que poderia estar a fazer ao Planeta e, quem sabe, se não será a nossa espécie a principal personagem da proxima Grande Extinção em massa no nosso Planeta. Se este problema não se resolver nos proximos anos, com a sustentabilidade dos recursos e as energias renováveis, pode ser este nosso consumo excessivo e desgaste do Planeta a causa da nossa extinção.

Desejo para 2010? Não desejo dinheiro, nem paz, nem nada do que tipicamente se pede.. sinceramente? Desejo mesmo é que todos contribuamos para salvar o nosso lar. Sem o Planeta Terra, não vale a pena nem o dinheiro, nem a paz, nem a saúde..

Bom 2010 pessoal ;)

3 comentários:

  1. Adoroo.
    Sinceramente tens toda a razao. esta gente tenta melhorar gastando milhoes de euros que podiam ser gastos em coisas que realmente fazem falta.
    O teu sentimento de 'revolta' faz pensar , era tao bom que houvesse mais gente assim neste planeta .

    Amo-tee meu orgulho @ ( isto vai para o nosso work de geo ) XD

    ResponderEliminar
  2. Tens razão em tudo... os culpados somos nós.
    Grandes potências que de grande não têm nada...
    O buraco negro espalhou-se entre os cérebros de todos os políticos e desinteressados que só se preocupam com eles...
    Estamos a dar cabo do único bem que nos faz realmente falta... A vida!

    ResponderEliminar
  3. Madrinha, digo HOJE e AGORA que és ... A DONA DA RAZÃO! ;D
    Tens toda a razao naquilo que escreves ...
    Podiam todos pensar como tu :D

    ResponderEliminar