sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Confissões (2): Dia 20

Passei por um blog, onde estava um texto sobre um pai e lembrei-me do dia de hoje, o dia 20. Custa mais quando é o 20 de Fevereiro, mas todos os dias são mais desgastantes (a cada ano que passa). 

Dizem que o tempo cura tudo, nem tudo. Quanto mais anos passam, mais me custa o que aconteceu há 13 anos atrás. Quando era pequena fiquei com a ideia de que o meu pai tinha ido fazer uma grande viagem ao céu, mas que voltaria. Pura inocência, fui crescendo sem ele e, sinceramente, não me lembro da minha vida com ele, é como se nunca o tivesse conhecido. 
Entretanto cresci e tornei-me a pessoa que sou hoje. Ainda "ontem" dizia às pessoas " podem falar à vontade, não me faz confusão falarem do meu pai " e hoje, mal se toca no assunto, começo a chorar como se o que aconteceu há 13 anos, tivesse acontecido ontem.
Não sei como descrever o que sinto, não sei é dor, se angustia, se revolta, se tudo ao mesmo tempo. Também sei que há pessoas com mais problemas e sei ainda que a mãe sempre trabalhou para me dar tudo o que eu queria, mas sempre me faltou o pai e cada vez mais sinto a falta da presença masculina dele. Sinto-me a perder tudo, o problema da mãe também não veio ajudar.. 
Depois, quando parece que tudo se está a resolver na minha cabeça, vem sempre algo estragar tudo. 
Estou um bocado farta dos obstáculos da vida, não queria ter crescido tão depressa.

Afinal como é que o tempo cura tudo?


Peço desculpa por modificar à ultima, mas tenho frases nos comentários que me marcaram e muito. Cá ficam algumas, obrigado a todos!

"Não chores por já não o teres junto a ti, ri porque o tiveste contigo, porque o amaste (e amas) e isso, isso já ninguém te pode tirar :')" - Mariana

"Nunca desistas, só lutar, já é vencer" - Mariana
"olha para o céu e fala com o teu pai como se ele estivesse ao teu lado porque acredita que ele está." - Tatiana
"és a pessoa mais forte que conheço!" - Cátia
"Mas força, o pai está a teu lado !" - Camila
"estara sempre no teu coracao" - Rute

13 comentários:

  1. Oh, o pai estará sempre aii contigo.. tu sabes..
    e o tempo cura algumas coisas, tudo nao.. há coisas que marcam e ficam pra sempre..

    Mas força, o pai está a teu lado !

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana
    Olha eu ainda estava a ler as primeiras frases do teu texto e já estava a chorar: $
    Este texto realmente está muito emocionante, o teu pai pode estar longe, pode ter feito a tal viagem que referiste mas acredita que ele está sempre contigo ao teu lado, apesar de não o veres, ele está contigo e viu-te crescer e deve estar orgulhoso de ti. Não sei qual foi o problema que surgiu à tua mãe, mas desejo-te as maiores felicidades, muita força, tudo se há-de resolver. Eu não sei como é perder um pai, secalhar não sou a melhor pessoa para dizer isto mas quando sentires a falta dele, quando te sentires sozinha, olha para o céu e fala com o teu pai como se ele estivesse ao teu lado porque acredita que ele está.

    Um grande beijo :D
    Continua! *.*

    ResponderEliminar
  3. Amor, ele vai estar sempre contigo :D és a pessoa mais forte que conheço!
    E vou estar aqui sempre tambem @

    ResponderEliminar
  4. O tempo nao cura, alivia a dor, ajuda a não nos lembrarmos tanto das coisas que aconteceram...
    Uma coisa e certa, ainda que tenha sido pouco tempo com ele... esse tempo foi passado da melhor maneira e foi bem aproveitado... Nunca te esquecas, seja onde ele estiver, estara sempre contigo e seras sempre a sua menina...
    Alem disso estara sempre no teu coracao...

    Sempre que precisares, estarei aqui... TU ES FORTE : ) beijinho amo-te

    ResponderEliminar
  5. ESPERA ESPERA, PÁRA TUDO !!

    A MINHA TATIANA ESCREVE BUÉÉ BEEEMM :P

    ResponderEliminar
  6. Opaaa ohh camila, não digas isso :$ (fico envergonhada)ai
    Lê os textos da Joana melhor, ela sim escreve muitissimo bem, e tu também menina camila :)

    ResponderEliminar
  7. O tempo cura tudo? Não cura.
    Não é possível curar uma ferida como essa, não é possível criar "habituação" a uma ausência como a de um pai, cria mazelas em volta de uma ferida que teima em não sarar. O tempo não cura, o tempo ajuda-nos a lidar com "a doença". E sendo tu a pessoa forte que (eu sei que) és, tornarás essa ausência parte de ti, numa presença que só tu poderás sentir, um dia voltarás a sentir o laço que te une ao teu pai e é nas pequenas memórias que tens dele que encontrarás paz quando "tudo parecer estar a resolver-se na tua cabeça e aparecer algo para estragar isso". Não chores por já não o teres junto a ti, ri porque o tiveste contigo, porque o amaste (e amas) e isso, isso já ninguém te pode tirar :')

    ResponderEliminar
  8. ah, e no dia em que "o dia de deixar de escrever no blog" chegar, vou-lhe dar um ENORME chuto :')

    ResponderEliminar
  9. eu perdi os meus dois avôs, uma tia, um grande amigo e tenho uma outra tia em tratamento, mas força de vontade e esperança foi o que nunca faltou a nenhum deles :')

    ResponderEliminar
  10. Nunca desistas, só lutar já é vencer :')

    ResponderEliminar
  11. É verdade , obrigada :) O tempo nunca cura o que a vida nos deu de mais precioso e que nos foi tirado, o tempo só nos trás as recordações, sejam elas boas ou más :)

    ResponderEliminar
  12. Ele pode nao estar presente fisicamente, mas estará sempre presente na parte mais importante de ti, no teu coração! Não chores por ele não estar contigo, pois cada lágrima que deitas, ele deita também por ver que estás a sofrer! :D

    Força Joana ;D

    ResponderEliminar
  13. não faz mal, ninha querida (:
    o texto está tão profundo $: , eu concordo contigo, o tempo não cura tudo, apenas atenua o que foi mais forte, mas nunca vai ser completamente esquecido.
    btw, adorei o blog *.*

    ResponderEliminar